Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Inquérito
Onde costuma fazer compras
Comércio Tradicional
Grandes Superficies
Lojas On Line
Ver Resultados

Rating: 3.6/5 (616 votos)


ONLINE
2

MASSAMÁ

MASSAMÁ

Massamá é uma freguesia portuguesa com 2,78 km² de área, com 28 112 habitantes (2011), uma densidade de 10 112,2 h/km² onde o património mais conhecido da freguesia é o Chafariz de Massamá. A 26 de Julho de 1997 a freguesia de Queluz dividiu-se em 3 freguesias e formou-se a cidade de Queluz da qual fazem parte as freguesias de Massamá, Monte Abraão e Queluz.

Origem do nome

O nome da freguesia tem origem no termo árabe "Mactamã", que significa "lugar onde se toma boa água", ou "fonte". Situado a meio caminho das praças fortes de Lisboa e de Sintra, era aqui que os antigos guerreiros, caçadores e viajantes costumavam parar, durante as suas viagens, para descansar e para se refrescarem a si e às suas montadas.

História

Região muito fértil, chegou a ser considerada uma das melhores zonas de produção de trigo do país, onde chegaram a existir seis eiras: Casal da Barota, Casal do Olival, Casal Gouveia, Casal do Josézito, Quinta de Pero Longo e Quinta do Porto. O seu subsolo, rico em extensas reservas de água, serviu em dada altura para abastecer a Fábrica da Pólvora de Barcarena. O actual Chafariz de Massamá, considerado o ex-libris da freguesia, é alimentado por uma mina localizada no interior da Escola Básica N º1 de Massamá e que faz parte das muitas minas que existiram antigamente.

Toda esta info foi retirada da wikipédia, caso não esteja correta informe por favor.